25
nov
08

Terceirização

Hoje, em um momento sublime de pensamentos (Mais precisamente numa ida ao banheiro), me veio a cabeça o pessoal terceirizado da empresa, que cuida da manutenção, quando me veio a cabeça se o papel higiênico havia acabado.

Sim, um pensamento espontâneo e um tanto estranho, mas vamos em frente.

Estamos num momento da sociedade em que tudo está se transformando de uma forma tão rápida que poucos podem acompanhar de forma efetiva as evoluções, principalmente do mercado de Trabalho atual.

Em determinado comercial de TV da Instituição de Ensino SENAC eles falam sobre isso. Daqui alguns anos haverá muito mais profissões do que atualmente. É a terceirização (E porque não Quarteirização), onde pessoas que tem poder não querem mais fazer a parte chata e criam vagas/treinam pessoas para que o façam. É a mágica do Capitalismo, onde você pode fazer o que bem entender se possuir poder aquisitivo para tal.

Temos uma variedade imensa de subdivisões do trabalho nos tempos de hoje. Não duvido nada de que um dia venha me deparar com um Especialista em Manutenção de Impressora X da Empresa Y. Teríamos uma crise trabalhista se isso se espalhasse para uma outra profissão, como a medicina. Imagine um Cirurgião especializado em Cirurgia de Rins Esquerdos em Afro Descendentes (Não sou racista, só quis um exemplo suficiente mente Banal).

Um exemplo que tenho é um professor de meu curso que possui pós Doutorado em Corrosão de Materiais. Eu admito que nunca ouvi falar que havia algo parecido, nem nunca imaginei. Mas olhando de um ângulo diferenciado seria inevitável que existisse, visto o crescente uso do metal/aço/derivados no mundo moderno.

Essa subdivisão excessiva de tarefas me faz pensar o quanto específicos e inúteis estamos nos tornando. Pessoas cada vez mais dominadoras de determinada tarefa mas que não sabem fazer outra coisa além daquilo, e no primeiro vacilo, será substituído por um mais jovem, ou que tenha cursado uma faculdade melhor (Ou mais cara) e ficará desempregado, a não ser que tenha capacidade de fazer o mesmo com algum outro.

Em contrapartida teríamos um aparente crescimento de emprego no país com cada vez menos pessoas especializadas naquilo, consequentemente aumentando salários. Imagine se cada cargo existente hoje em dia fosse dividido em pelo menos dois cargos diferentes. As vagas de emprego dobrariam, ao passo que os gastos com especializações e graduações aumentariam.

Acho que por hoje é só, agradeço a quem se deu ao trabalho de ler meus parágrafos.

João Vitor, mostrando que até o mais simples assunto pode tornar-se uma tese de TCC.

Anúncios

1 Response to “Terceirização”


  1. 1 yu_gatinho_19
    novembro 29, 2009 às 4:40 pm

    Vou criar uma empresa de terceirização de lição de casa e ficar rico ok bj ;*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pick a Twitt

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Pick a Day

novembro 2008
S T Q Q S S D
    dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pick a Click

  • 3,223 Acessos

%d blogueiros gostam disto: